terça-feira, 3 de julho de 2012

5 DE JULHO INAUGURAÇÃO DO MUSEU CAPIXABA DO NEGRO (MUCANE)?

MUSEU CAPIXABA DO NEGRO VÍTIMA DA INAUGURAÇÃO DE SEU PRÓPRIO PRÉDIO 
Fascismo e discriminação  do Prefeito de Vitória  Es  João  Carlos Cozer contra a comunidade mantenedora das atividades, história e 19 anos de memória de cultura negra. 

Fascismo
O fascismo italiano assumiu que a natureza do Estado é superior à soma dos indivíduos que o compõem e que eles existem para o Estado, em vez de o Estado existir para os servir. Todos os assuntos dos indivíduos são assuntos do Estado.

I – discriminação racial:
toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor,descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e
liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro
campo da vida pública ou privada.(Estatuto da Igualdade Racial)

Nesta foto de 13 de maio de 2010, o registro do momento constrangedor em que a comunidade de mãos dadas abraça o prédio do MUCANE logo após receber a notícia de que a municipalidade de Vitória estava obstinada a expulsar e colocar no meio da rua mais de 300 pessoas frequenrtadoras das oficinas do MUCANE e sem nenhuma responsabilidades ou compromisso com as manifestações culturais do Museu usando como engodo a reforma de nosso prédio.

Com o discurso de benfeitorias para o povo negro , os representantes do município de vitória, investiram furiosamente contra a comunidade mantenedora do MUCANE e contra toda história e memória de quase 2 décadas de existencia e resistencia do MUCANE,

E o despotismo é tanto que mesmo tendo sido concedida liminar para garantir as atividades do MUCANE e a favor da proteção e manutenção das atividades e os 19 anos de memória e história do Museu  Capixaba do  Negro o representante do Município Aplica agora o Golpe de inauguração das obras de reforma do prédio do Museu  sob o nome de INAUGURAÇÃO DO MUSEU CAPIXABA DO NEGRO.

COMO PODEM TER A IMORALIDADE DE INAUGURAR O MUSEU DO NEGRO SE O MESMO JÁ EXISTE HÁ 19 ANOS?

E QUE REINAUGURAÇÃO É ESTA COM A COMUNIDADE MANTENEDORA DA HISTÓRIA DOS 19 ANOS DO MUCANE PROTAGONISTA DA CONQUISTA DA REFORMA DE SEU IMÓVEL COLOCADA DO LADO DE FORA?

As ações dos representantes do município de Vitória Es só demonstram o preconceito que ainda encontra-se arraigado em nossa sociedade, expressos por meio de atitudes semelhantes às dos escravocratas da época da Abolição.
Apropriar e institucionalizar em seus moldes escravagistas o conteúdo cultural das manifestações do povo negro, na tentativa de se limparem no sangue honrado dos negros e negras é a mais usual forma de racismo institucional da pseuda democracia construída dentro do gabinete do chefe do executivo do município de vitória.

As ações, de moldes fascistas, da municipalidade desde quando assinou a ordem de serviço para a reforma do nosso prédio dão conta de que os representantes da Prefeitura não têm medido esforços em todas as direções de impedir que a comunidade negra organizada continue gerindo o MUCANE, pois, isto significaria revelar uma verdade desconfortável para a municipalidade:

A capacidade administrativa da comunidade na gestão do MUCANE durante os 19 anos em que o poder público esteve ausente e, mais ainda, os danos causados ao patrimônio público pela administração municipal ao tentar extinguir as atividades do MUCANE tão logo lhe fora concedida o termo de concessão do imóvel.

Reconhecer que pessoas simples, cidadãos negros e negras da sociedade civil organizada foram e são capazes de gerir o seu próprio espaço mesmo quando não existia recursos financeiros;
recursos estes que agora que o governo federal liberou para a reforma de nosso patrimônio é usado para agredir a dignidade dos negros e negras que voluntariamente cumpriram o dever cívico de manter o Museu do Negro funcionando por quase 2 décadas.
Se durante todos estes anos que se tem notícia da existência e do fazer sócio cultural do MUCANE o sucesso se deve a sua comunidade que hoje nem sequer é citada para não ofuscar o "brilho" maquiavélico e os interesses politiqueiros que sempre ofuscaram o brio de nosso povo .

Desta forma, os representantes do Município resguardam-se da ética e da moralidade de aprender com aqueles que mantiveram um modelo de gestão de inclusão e fortalecimento da comunidade afrodescendente no MUCANE, organizado com pessoas simples, atuando em prol de ações reparatórias, compensatórias e afirmativas que beneficiem o povo negro e consequentemente toda a sociedade.

a obra de APARTHEID DO PRÉDIO DO MUCANE VAI SER INAUGURADA SOB PROTESTO DO MOVIMENTO NEGRO DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA

Vergonhosamente está aí meu povo mais um capítulo do neo-colonialismo dos moldes racistas de governar do Chefe do executivo do Município de vitória e sua comitiva de algozes que estarão patenteando a imoralidade DE USAR O DINHEIRO E A MÁQUINA PÚBLICA PARA "APARECER" E SE PROMOVER EM CIMA DAS CONQUISTAS LEGÍTIMAS DO POVO NEGRO.

Washington Anjos
Associação dos Amigos do Museu Capixaba do Negro
Fone: (27) 3019-5041/(27) 9781-1863, 9810-8579

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja Também: