quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Mês da Consciência Negra

 

Olá amigos!

Ultimamente nossos posts estão bem raros. Mas há um bom motivo para isso: estávamos nos preparando para novembro, um mês de muito trabalho.

Este mês é de extrema importância para a cultura afrobrasileira, pois nele comemoramos o Dia da Consciência Negra. Mas, qual o significado desta data?

 

Festa e reflexão

Você deve estar se perguntando por que esta data tem importância para o povo negro. Não seria o 13 de maio, dia da assinatura da Lei Áurea, mais importante?

Tradicionalmente, o dia da Abolição parece ter uma grande importância para a população afrodescendente.

Realmente tem. Mas existem diferenças bem claras no que representa cada data. Enquanto o Dia 20 de Novembro representa festa, o Dia 13 de Maio traz à tona uma série de reflexões. Para entender melhor o significado de cada data, vamos conhecer a história do Dia da Consciência Negra.

 

História

A data foi escolhida pelo Movimento Negro na década de 1970. Nas reuniões do Movimento Negro, o Dia 13 de Maio era uma data incompleta pois mesmo passados quase 100 anos da assinatura da “Áurea Lei de 13 de maio de 1888”, a situação do negro continuava a mesma: discriminação racial, segregação social e o negro ainda longe da tão sonhada inclusão. Era preciso uma nova data, que refletisse a história de lutas e glórias do povo negro. O 13 de Maio evoca apenas a “bondade” da Princesa Isabel, sem revelar a verdade: os negros sempre lutaram pela liberdade, desde seu sequestro em África até os dias atuais.

Zumbi dos Palmares Zumbi dos Palmares

Entre as várias datas pensadas, surgiu o 20 de novembro: dia da morte de Zumbi dos Palmares. Além dessa data, vários outros fatos históricos significativos para o negro brasileiro foram sendo incorporados às comemorações ao longo do ano, como a homenagem a Luís Gama, em 21 de agosto.

Hoje, o Dia da Consciência Negra é comemorado oficialmente em todo o país, e Zumbi dos Palmares figura na galeria dos heróis nacionais.

Programação

O Museu Capixaba do Negro contará com grande programação durante todo o mês. Fique ligado pois em breve estaremos informando as datas. Até lá!

   

Fonte: GONÇALVES E SILVA, Petronilha; SILVÉRIO, Valter Roberto (Orgs.). Educação e ações afirmativas: entre a injustiça simbólica e a injustiça econômica. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2003. p. 21-42.

Um comentário:

Veja Também: