sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Quilombo

 

Hoje vamos falar sobre um dos filmes mais importantes sobre os negros no Brasil: “Quilombo”.

 322

Lançado em 1984, o filme se passa no século XVII e conta a história do Quilombo dos Palmares, retratando os reinados de Ganga Zumba (Tony Tornado) e Zumbi dos Palmares (Antônio Pompeo). A direção fica por conta do renomado cineasta Cacá Diegues. Outros grandes atores negros interpretaram papéis inesquecíveis como Babá, vivido por Grande Otelo, e Dandara, interpretada por Zezé Motta, além das participações de Camila e Antônio Pitanga e Milton Gonçalves.

“Quilombo” é o filme que todos os brasileiros deveriam assistir. Ele fala do Quilombo dos Palmares, um país negro que se manteve livre  por mais de um século dentro de um regime escravocrata. Mas fala também de outros aspectos da cultura de origem africana que se mantém vivos até os dias atuais: as lutas e conquistas do povo negro representadas pelos quilombolas, a força da mulher negra na figura da eterna Dandara e a herança de nossos ancestrais simbolizada pela figura de Babá, palavra de origem iorubá que significa “pai”.

O filme ainda conta com a trilha sonora composta por Gilberto Gil, que a fez especialmente para o filme em parceria com o poeta Waly Salomão. Infelizmente, o disco “quilombo” só foi lançado integralmente no exterior. A versão brasileira é um compacto, sob a alegação de que “haviam músicas instrumentais em demasia”. Sei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja Também: