domingo, 29 de julho de 2012

MUCANE INSCRIÇÕES ABERTAS: AS OFICINAS TRADICIONAIS DE BREAK E RAP DO MUSEU CAPIXABA DO NEGRO A TODO VAPOR

 As oficinas legítimas do Museu Capixaba do Negro continua abertas a comunidade. Nas fotos abaixo as oficinas de Break oferecidas no dia 27 de julho 2012 para educandários capixabas com palestras de cidadania e consciência negra.
Estas e outras oficinas juntamente com seus professores são responsáveis pela interação do MUCANE COM A COMUNIDADE, ESCOLAS E PESQUISADORES  ininterruptamente por quase duas décadas e continuam abertas á população capixaba.

No entanto a história do senhor do engenho se  repete absurdamente aqui nesta confusa administração municipal.  O MUCANE hoje rebaixado aos moldes escravagistas sendo tratado como se fosse uma senzala do Prefeito da Capital Vitória ES, o senhor João Carlos Cozer  que manteve a comunidade da história e do fazer museal do Museu Capixaba do Negro do lado de fora do prédio reformado e arma
um teatro contratando exposições de mais de 200 mil reais e propositalmente ignora  os grupos culturais do Museu do Negro que continuam a sua própria sorte. 

Ao concluir as obras de reforma de nosso prédio, estamos aguardando o retorno de todos os grupos e  Oficinas legítimas do MUCANE que estavam funcionando a pleno vapor no prédio que estava caindo os pedaços, mas agora que o mesmo está reformado o Prefeito de Vitória tenta justificar as suas ações de APHARTEID na tentativa de anular e impedir  de dentro de nosso espaço legítimo,todas a manifestações culturais dos grupos e professores voluntários que mantiveram por todos estes anos a interação com a comunidade  a conquista  da reforma de nosso prédio .


RITMOS AFROS, TAMBORES, CONSCIÊNCIA NEGRA E CIDADANIA NAS OFICINAS DE MÚSICA E ARTE DO MUCANE, AO AR LIVRE EM VITÓRIA ESPÍRITO SANTO (Praça Costa Pereira)
AS OFICINAS E OS GRUPOS OFICIAIS DO MUCANE CONTINUAM INTERAGINDO COM A COMUNIDADE NA RUA GRACIANO NEVES, 191.
INFORMAÇÕES PELO TELEFONE 3019 5041 0U 9781 1863



OFICINAS AO AR LIVRE COM O PROFESSOR VOLUNTÁRIO  ABNAEL(camisa amarela)  ENSINANDO COM AMOR A ARTE DE NOSSA CULTURA PARA ALUNOS EM VISITA AO MUCANE ININTERRUPTAMENTE ANOS APÓS ANOS LIÇÃO DE CIDADANIA E INCLUSÃO SÓCIO RACIAL. 






Washington Anjos
Associação dos Amigos do MUCANE

quarta-feira, 18 de julho de 2012

CONHEÇA A VERDADEIRA HISTÓRIA DO MUSEU CAPIXABA DO NEGRO (MUCANE)

COMUNICADO A COMUNIDADE CAPIXABA

 Amigos as obras de reforma do prédio do Museu Capixaba do Negro foi inaugurada no último dia 5 de Julho mas ainda estamos atendendo a comunidade e aos alunos das oficinas e dos cursos oficiais do MUCANE na av. Graciano Neves 191 tel. 3019 5041 ou 9781 1863.

Por favor ajude-nos a compartilhar  e a divulgar esta informação pois muitas pessoas dentre elas integrantes e participantes das oficinas culturais do MUCANE e seus familiares  tem se dirigido nos últimos dias ao nosso prédio que foi reformado acreditando que já estivéssemos lá o que tem trazido bastante transtorno a todos nós.

Agradecemos a compreensão de todos.Esperamos para breve a possibilidade da normalização e o reestabelecimento de nossas  atividades.

 

 


quarta-feira, 4 de julho de 2012

REINAUGURAÇÃO DO MUSEU CAPIXABA DO NEGRO - MUCANE



REINAUGURAÇÃO DO MUSEU CAPIXABA DO NEGRO

CONVOCAÇÃO GERAL PARA A COMUNIDADE NEGRA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO E DO BRASIL
A municipalidade de Vitória - ES, acaba de gastar R$ 225.767,10 (duzentos e vinte e cinco mil setecentos e sessenta e sete reais e dez centavos) em uma exposição de um branco francês para o dia da suposta reinauguração do Museu Capixaba do Negro. Agora a pergunta: se é MUSEU CAPIXABA DO NEGRO, como os representantes da Prefeitura de Vitória “reinauguram” o MUCANE contemplando um artista branco, Pierre Verger, que nem brasileiro é, e que já tem o seu espaço garantido, incluído na sociedade dominante e que se tornou famoso usando o povo negro e vendendo as imagens que na época soavam como exóticas e primitivas, como se os negros fossem animais expostos em alguma jaula de circo?

Fica a pergunta: R$ 225.767,10 não poderiam ser empregados para melhorar a vida das pessoas pobres e humildes, principalmente os afro descendentes, que são humilhados em suas condições sociais, quanto mais não seja, na saúde e na educação de nosso povo?

Portanto, a tal reinauguração do Museu, alardeada pela municipalidade de Vitória, não contempla o povo e esta festa trata-se de um capricho onde, certamente, mais uma vez, os negros serão usados para a promoção da imagem do “senhor bonzinho”, que até festa faz com o dinheiro do povo, para suas mais escusas promoções às vésperas do processo eleitoreiro.

É preciso que toda a população brasileira, em especial a capixaba saiba, de uma vez por todas, que aqueles cidadãos e cidadãs que mantiveram o Museu Capixaba do Negro dentro de um prédio caindo aos pedaços nos últimos 19 anos, sem nunca receber salário e cujo trabalho foi responsável pela verba Federal confiada à municipalidade de Vitória para que esta desse condições dignas de trabalho à comunidade do Museu, não foram sequer convidados para esta “festa”, que dirá, serem beneficiados de alguma forma pois, se depender da municipalidade, nem da porta do “novo Museu do Negro” passam.

Todos os negros  e negras do Brasil em especial  os capixabas estão convocados para o retorno ao Museu Capixaba do Negro, amanhã dia 5 de julho, a partir das 19:00h, pois o Museu é dos negros e negras. Nós é que temos que convidar ou não os representantes do Município, que tentam institucionalizar e humilhar os negros no dia da tal reinauguração de nosso patrimônio.

WASHINGTON ANJOS
ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO MUSEU CAPIXABA DO NEGRO
FONE: (27) 3019-5041/(27) 9781-1863, 9810-8579

Blog do Museu Capixaba do Negro atualizado


Olá Amigos!

Após o início da reforma do prédio do Museu Capixaba do Negro, foram muitas decepções e desafios vividos. A reforma do prédio do Museu, ainda que sonhada durante anos, trouxe muitos transtornos, entre eles a paralisação de nossas atividades por mais de seis meses. Mas, com o apoio de toda a comunidade do MUCANE, estamos, aos poucos, nos reerguendo. Afinal, como diria o grande Gilberto Gil: "a felicidade do negro é uma felicidade guerreira".

Esses e outros problemas acabaram por interromper o fluxo de nossas postagens. Porém, a partir desta semana, novos posts serão publicados, mantendo vocês informados de tudo o que está acontecendo no Museu Capixaba do Negro, que está mais vivo do que nunca.

Axé!

Mudança de telefone

Olá amigos!

Informamos que a partir de hoje estaremos atendendo em novos telefones. Anote aí:
Fone: (27) 3019-5041/(27) 9781-1863 e 9810-8579.

Axé!

terça-feira, 3 de julho de 2012

5 DE JULHO INAUGURAÇÃO DO MUSEU CAPIXABA DO NEGRO (MUCANE)?

MUSEU CAPIXABA DO NEGRO VÍTIMA DA INAUGURAÇÃO DE SEU PRÓPRIO PRÉDIO 
Fascismo e discriminação  do Prefeito de Vitória  Es  João  Carlos Cozer contra a comunidade mantenedora das atividades, história e 19 anos de memória de cultura negra. 

Fascismo
O fascismo italiano assumiu que a natureza do Estado é superior à soma dos indivíduos que o compõem e que eles existem para o Estado, em vez de o Estado existir para os servir. Todos os assuntos dos indivíduos são assuntos do Estado.

I – discriminação racial:
toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor,descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e
liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro
campo da vida pública ou privada.(Estatuto da Igualdade Racial)

Nesta foto de 13 de maio de 2010, o registro do momento constrangedor em que a comunidade de mãos dadas abraça o prédio do MUCANE logo após receber a notícia de que a municipalidade de Vitória estava obstinada a expulsar e colocar no meio da rua mais de 300 pessoas frequenrtadoras das oficinas do MUCANE e sem nenhuma responsabilidades ou compromisso com as manifestações culturais do Museu usando como engodo a reforma de nosso prédio.

Com o discurso de benfeitorias para o povo negro , os representantes do município de vitória, investiram furiosamente contra a comunidade mantenedora do MUCANE e contra toda história e memória de quase 2 décadas de existencia e resistencia do MUCANE,

E o despotismo é tanto que mesmo tendo sido concedida liminar para garantir as atividades do MUCANE e a favor da proteção e manutenção das atividades e os 19 anos de memória e história do Museu  Capixaba do  Negro o representante do Município Aplica agora o Golpe de inauguração das obras de reforma do prédio do Museu  sob o nome de INAUGURAÇÃO DO MUSEU CAPIXABA DO NEGRO.

COMO PODEM TER A IMORALIDADE DE INAUGURAR O MUSEU DO NEGRO SE O MESMO JÁ EXISTE HÁ 19 ANOS?

E QUE REINAUGURAÇÃO É ESTA COM A COMUNIDADE MANTENEDORA DA HISTÓRIA DOS 19 ANOS DO MUCANE PROTAGONISTA DA CONQUISTA DA REFORMA DE SEU IMÓVEL COLOCADA DO LADO DE FORA?

As ações dos representantes do município de Vitória Es só demonstram o preconceito que ainda encontra-se arraigado em nossa sociedade, expressos por meio de atitudes semelhantes às dos escravocratas da época da Abolição.
Apropriar e institucionalizar em seus moldes escravagistas o conteúdo cultural das manifestações do povo negro, na tentativa de se limparem no sangue honrado dos negros e negras é a mais usual forma de racismo institucional da pseuda democracia construída dentro do gabinete do chefe do executivo do município de vitória.

As ações, de moldes fascistas, da municipalidade desde quando assinou a ordem de serviço para a reforma do nosso prédio dão conta de que os representantes da Prefeitura não têm medido esforços em todas as direções de impedir que a comunidade negra organizada continue gerindo o MUCANE, pois, isto significaria revelar uma verdade desconfortável para a municipalidade:

A capacidade administrativa da comunidade na gestão do MUCANE durante os 19 anos em que o poder público esteve ausente e, mais ainda, os danos causados ao patrimônio público pela administração municipal ao tentar extinguir as atividades do MUCANE tão logo lhe fora concedida o termo de concessão do imóvel.

Reconhecer que pessoas simples, cidadãos negros e negras da sociedade civil organizada foram e são capazes de gerir o seu próprio espaço mesmo quando não existia recursos financeiros;
recursos estes que agora que o governo federal liberou para a reforma de nosso patrimônio é usado para agredir a dignidade dos negros e negras que voluntariamente cumpriram o dever cívico de manter o Museu do Negro funcionando por quase 2 décadas.
Se durante todos estes anos que se tem notícia da existência e do fazer sócio cultural do MUCANE o sucesso se deve a sua comunidade que hoje nem sequer é citada para não ofuscar o "brilho" maquiavélico e os interesses politiqueiros que sempre ofuscaram o brio de nosso povo .

Desta forma, os representantes do Município resguardam-se da ética e da moralidade de aprender com aqueles que mantiveram um modelo de gestão de inclusão e fortalecimento da comunidade afrodescendente no MUCANE, organizado com pessoas simples, atuando em prol de ações reparatórias, compensatórias e afirmativas que beneficiem o povo negro e consequentemente toda a sociedade.

a obra de APARTHEID DO PRÉDIO DO MUCANE VAI SER INAUGURADA SOB PROTESTO DO MOVIMENTO NEGRO DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA

Vergonhosamente está aí meu povo mais um capítulo do neo-colonialismo dos moldes racistas de governar do Chefe do executivo do Município de vitória e sua comitiva de algozes que estarão patenteando a imoralidade DE USAR O DINHEIRO E A MÁQUINA PÚBLICA PARA "APARECER" E SE PROMOVER EM CIMA DAS CONQUISTAS LEGÍTIMAS DO POVO NEGRO.

Washington Anjos
Associação dos Amigos do Museu Capixaba do Negro
Fone: (27) 3019-5041/(27) 9781-1863, 9810-8579