domingo, 20 de setembro de 2009

Revendo seus conceitos – Parte I

 

As palestras e cursos oferecidos no Museu Capixaba do Negro são frequentados por pessoas de diferentes idades, raças, níveis sociais, religiões e graus de estudo. Mas, por mais estranho que possa parecer, todas fazem as mesmas perguntas.

Na verdade, estas perguntas fazem parte de uma série de conceitos sobre África e africanidades que são transmitidos o tempo todo de forma errada. Pode não parecer, mas eles acabam por influenciar negativamente a sua vida.

Por isso decidimos publicar uma série de postagens que procuram sanar as principais dúvidas e rever estes conceitos. Começamos com o continente africano, este ilustre desconhecido!

África Regiões Geográficas

A África é um continente primitivo?

Antes da lei 10.639/03, o continente africano era retratado nos livros escolares como o lugar de onde vieram os escravos. Ele nascia (e morria) durante as grandes navegações e o período de colonização. Mas, antes de mais nada, o que pode ser entendido por primitivo?

Se você der uma olhadinha em um bom dicionário (o pai dos inteligentes!) verá que a palavra, usada de modo correto, possui significados como "o primeiro", "antigo", "ancestral".

Bem, recentemente os cientistas descobriram que a vida nasceu na África. Então podemos dizer que o continente africano é o mais antigo. Se somos afrodescendentes, nossos ancestrais são africanos.

Mas o uso impróprio da palavra “primitivo” também pode significar "povos inferiores culturalmente", "povos atrasados". E é essa a definição erroneamente aplicada ao continente africano. Agora vamos aos fatos.

A África anterior à colonização

Antes da chegada dos colonizadores, o continente africano possuía uma complexa organização política dividida em reinos, impérios e sociedades tribais. Um dos mais famosos impérios foi o egípcio. Lá se desenvolveram diversas áreas da ciência, como a matemática e a medicina. Isso sem falar na arquitetura, representada pelas pirâmides, cuja verdadeira engenharia não foi revelada até hoje.

by Brooklyn Museum by Brooklyn Museum

Mas haviam outros impérios como o Mali e reinos poderosos como o Kongo (diferente do país Congo). As cidades-estado contavam com ruas pavimentadas, comércio e até universidades.

Arte e ciência

No campo das artes, podemos encontrar diversas expressões, como a decoração das antigas construções egípcias, arte em diferentes metais, as famosas máscaras africanas e muito mais.

Ao contrário do que se pensa, a arte africana não é primitiva. É complexa. O próprio Picasso a usou como inspiração para dar início ao seu inconfundível estilo conhecido como cubismo.

Os africanos seqüestrados na África e trazidos para as américas não foram explorados apenas fisicamente. Poucos citam ou sequer sabem que houve a exploração intelectual dos africanos.

Muitos sabiam ler e escrever em árabe, como os Malês. Dominavam ciências como a matemática e a astronomia. Haviam negros especialistas em praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Dominavam as artes européias também. Você sabia que os primeiros músicos e professores de música erudita européia não ligados diretamente à Igreja no Brasil eram negros?

Bom, acho que por hora é só. Afinal, quando falamos de uma cultura tão rica, sempre esquecemos de alguma coisa. Por isso, não deixe de comentar! Dê a sua sugestão para que possamos melhorar ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja Também: