quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O Canto dos Escravos

 

A dica de hoje é uma homenagem ao relançamento em CD da obra “O Canto dos Escravos”.

O disco foi lançado originalmente em 1982, dentro da série Memória Eldorado.

O Canto dos Escravos é uma coletânea de cantos de trabalho africanos dos negros benguelas. Os grupos étnicos africanos trazidos para o Brasil durante a escravidão se dividem em dois grupos maiores: os Bantos e os Sudaneses. Os Benguelas fazem parte do grupo étnico Banto, que se concentra na região que vai da República dos Camarões até a África do sul.

A coletânea é parte do trabalho do linguista Aires Filho. Ele recolheu uma série de cantos na região de Diamantina, em São João da Chapada, e as reuniu no livro "O Negro E O Garimpo Em Minas Gerais" (Editora José Olympio, 1943).

Os cantos são chamados “vissungos”. A palavra, de origem umbumtu significa “cântico”. A forma dos cantos do disco é responsorial e eles são entitulados “Canto I”, “Canto II”, e assim por diante. A parte instrumental é toda percussiva.

Outro grande destaque são os intérpretes: Clementina de Jesus, Tia Doca e Geraldo Filme. Clementina de Jesus realisou um trabalho importantíssimo para as tradições musicais afrodescendentes. Em sua carreira, ela gravou samba, jongo, cantos de trabalho e outros gêneros musicais de origem africana. Tia Doca fazia parte da Velha Guarda da Portela desde a década de 1970. Geraldo Filme é nome tradicional do samba paulista os cantos de trabalho negros estão presentes em sua tradição familiar e influenciaram significativamente sua formação musical.

Um comentário:

  1. Bom demais! Tenho o original.

    É um coisa linda que todo mundo deveria ouvir.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Veja Também: